Pão e Circo? Como assim?

14 setembro 2013


A política do pão e circo pode ser definida como uma válvula de escape que o governo usa para facilitar o ato da corrupção.Nela existe sempre um objeto usado para distrair uma pessoa, enquanto outra faz algo que a prejudique. Quanto mais opções de alienação o governo tiver à seu dispor, mais frequente se tornará o pão e circo.
Um bom exemplo disso é uma daquelas frases as quais algumas pessoas compartilham em suas contas de Facebook, muitas vezes sem saber realmente o que significam. "O governo rouba, e você grita GOL". Ou seja, o governo ama investir no Futebol para desviar a atenção das pessoas do que realmente as deveria interessar, considerando que a maioria dos adultos não teve condições para receber um ensino devidamente qualitativo, e que seus filhos são, no geral, tão ignorantes quanto seus pais. Ambos têm a mente fraca o suficiente para que o estado possa aproveitar-se da situação, distraindo-os com coisas inúteis, como o futebol. Quem se importa em estudar, trabalhar, fazer algum curso, é zoado, e xingado de nerd. Mas quem não quer nada com nada, é mais burro que uma porta e não sabe nem escrever direito, é considerado o orgulho da nação? Vou aproveitar e dar um conselho, se você gosta de ler, estudar e aprender, e alguém resolver rir e te chamar de nerd, não se sinta rebaixado, intimidado ou inferior, apenas ignore ou diga "prefiro ser nerd e ter um futuro com um bom salário garantido, do que ser burro como você e ter que trabalhar a vida inteira na loja de conveniências do posto de gasolina, recebendo um salário mínimo". Talvez seja melhor ignorar para evitar maiores irritações, mas confesso que já me deu vontade de falar isso, e é bem provável que um dia eu fale mesmo, minha paciência tem limites e não é sempre que vou estar calma. Enfim, indivíduos assim, robotizados, diga-se de passagem, acabam sendo um presente para o governo, junto com uma cartinha dizendo que eles podem roubar à vontade e ninguém perceberá ou se incomodará com isso, afinal, estão ocupados demais torcendo para o seu "timão".
Outro problema, é que muitos reclamam deste meio, falando até mesmo em protestar e queimar a prefeitura, por exemplo, mas continuam submetendo-se a ser "brinquedinhos" do governo em seu tempo livre, ao invés de estudar e fazer algo de útil, lá vão eles assistir a Malhação. Eles sequer sabem a função do senador, do presidente, ou dos deputados federais e estaduais, como podem querer protestar sem saber pra quem devem exigir o que? Os políticos provavelmente devem rir muito quando isso acontece, pois todos estão  sempre xingando a pessoa errada! É como receber o peteleco de um, e xingar o outro. Portanto, protestar não é a decisão mais inteligente que os jovens possam tomar, uma vez que estejam fazendo isso de mente vazia, sem saber argumentar sobre a importância do que estão exigindo, sem saber impôr uma metodologia diferente da atual, justamente porque eles mesmos não estudaram o suficiente sobre isso, e tudo o que eles fazem na hora do protesto, é colocar uma frase do Facebook em uma folha de cartolina, e sair por aí berrando sem saber do que estão falando. Aliás, alguns nem berrar berram, só ficam conversando e combinando horário pra baladinha do fim de semana, a hora de protestar não é agora, pois só seria uma boa ideia se eles obtivessem informações o suficiente para exigir as melhorias.
Se eles querem mesmo ajudar a melhorar o país e o mundo onde vivem, deveriam começar por si mesmos, sem ultrapassar nenhum degrau da escadaria do sucesso. Desligue a TV, e leia um livro, vá estudar, ler, aprender algo de útil, descubra qual político tem mais capacidade de interferir na sua vida, e formule argumentos válidos baseados nas informações que obtiveram estudando. Use o pouco de educação que você tem para criar a raiz de seu futuro, ao invés de ficar conversando em sala de aula, usando o celular e dormindo, preste atenção, aprenda algo novo, se esforce para resolver a equação mais difícil, peça ajuda do professor caso não entenda, ele saberá reconhecer sua dedicação, pode ter certeza. Trabalhe para poder pagar sua faculdade, faça algum curso para reforçar suas qualificações, decida em qual carreira você irá investir para ganhar bem no futuro fazendo o que gosta, porque se você realmente tiver algo na cabeça além do que vai acontecer na novela hoje, você terá condições de protestar e fazer algo de útil não só para você, mas pelo país inteiro. Isso leva tempo, eu sei, mas vale a pena, eu já tenho meus planos, e você?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então, o que achou do post? Gostou? Odiou? Achou uma bosta e tá a fim de me mandar pra puta que pariu, e dizer que eu sou uma escrota? Fala aí!