Use o Placebo a seu favor

01 outubro 2013


Não sei se alguém além de mim viu a matéria do CQC sobre o Efeito Placebo, confesso que antes da matéria eu já sabia o que era, graças àquele episódio de Zack e Cody em que a Bailey fez a London acreditar que um perfume a deixaria mais inteligente, quando na verdade não era o perfume, e sim, seu psicológico agindo. Acreditou tanto no efeito positivo do perfume milagroso, que acabou funcionando mesmo, até ela descobrir que não era o perfume, entender tudo errado e acabar chorando, a intenção de Bailey foi boa, mas geralmente as coisas são mais difíceis pra London, quem assistiu sabe. Passado alguns anos, o CQC fez uma matéria sobre isso, explicando como os comerciantes podem fazer para usar esse efeito contra você, eles poderiam vender o perfume por exemplo, e você acreditaria piamente que o efeito é causado pelo perfume, graças à imaginação fértil do comerciante, que inventou vários efeitos que a ciência poderia causar, quando na verdade, é mentira. Tudo bem acreditar, pois essa positividade pode gerar belos frutos na sua vida, mas é necessário tomar cuidado: eles poderão inventar o valor ideal para esse item, o suficiente para fazer com que o porquinho deles se torne vítima de obesidade, e você, acreditando que esse milagre mereça o maior valor possível, irá pagar por algo que poderia ser adquirido gratuitamente. 
É trágico, mas muitas pessoas realmente pagam por isso, o efeito placebo poderia talvez ser usado para explicar a religião, obtendo um consenso entre a religião e a ciência: acreditar em Deus funciona, claro que funciona, por que tantas pessoas vão a Igreja e se sentem curadas, enquanto outras vão e voltam de lá semanalmente, sempre sentindo-se um lixo humano? Porque isso depende da fé delas, acreditar piamente em Deus faz o psicológico agir sob suas almas de um modo positivo, fazendo com que elas ganhem a força que precisam para ir em busca de seus sonhos e resolver seus problemas. "Mas Amanda, o efeito placebo não é causado por um objeto? Com explicações falsas sobre ciência?". Sabe o terço? Que as pessoas usam pra rezar? Se elas rezarem com toda a fé do mundo, ficam tão felizes achando que as coisas irão dar certo, que elas acabam dando certo mesmo. 
E há várias outras coisas para exemplificar esse "milagre": músicas calmas, camisetas da sorte, colares da sorte, etc, até mesmo a música "Ride On" provavelmente me ajudou sob o efeito Placebo, o qual eu usei a meu favor: quando tudo tiver mal, essa música sempre estará na minha playlist pra ouvir praticamente de graça, me acalmar e raciocinar para resolver os problemas que a vida atira encima de mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então, o que achou do post? Gostou? Odiou? Achou uma bosta e tá a fim de me mandar pra puta que pariu, e dizer que eu sou uma escrota? Fala aí!