Arriscar ou ser Racional?

27 dezembro 2014


Você é otimista ou pessimista? 

Otimistas acreditam em tudo, acham que as coisas sempre darão certo, basta acreditar. Eles vivem tranquila e despreocupadamente, apenas vivendo um dia de cada vez do melhor jeito possível. É como se eles nunca fossem se decepcionar ou se frustrar com nada, porque se o final não está feliz, é porque o final ainda não chegou.

Pessimistas não acreditam em nada, e acham que tudo dará errado sempre. Eles não arriscam, não tentam, pois na cabeça deles, já sabem que tudo irá acabar em lágrimas, frustração, decepção, derrota. Ao contrário do que pensam, eles não fazem suas escolhas por conta própria: o medo escolhe por eles. 
Eles acreditam que estão enxergando o mundo como ele é: um lugar horrível, sem nada de bom para oferecer. Querem evitar as decepções e frustrações que podem ocorrer, pois assim pensam que sua vida será melhor. Acreditar é para os tolos, os realistas não são burros o suficiente para insistir em algo que não irá acontecer.

Mas será que não irá acontecer? Será que persistir no que parece impossível é um erro assim tão grande?
Nem todos entendem, mas o realismo não consiste em saber o quanto o mundo é ruim e usar uma armadura para se proteger disso. O realismo consiste em reconhecer que as coisas podem dar errado, mas também podem dar certo. Não é como uma moeda, que tem dois lados. Às vezes uma situação tem muito mais do que apenas dois lados, e é necessário esforçar-se para vê-los. 
Algumas escolhas podem mudar sua vida, e é isso o que lhes assusta: eles não sabem se é para melhor ou para pior. Então negam-se a trocar o certo pelo duvidoso, pois acreditam que agir inconsequentemente seria um ato irracional e imaturo de sua parte. Você é pessimista? Então lembre-se:
Ser racional não é manter-se em sua zona de conforto, garantindo uma vida estável. Sua vida sempre pode ser melhor do que já está, basta lutar para que isso aconteça.
Ser racional não é observar apenas os riscos e consequências de uma escolha, mas sim, reconhecer a hora certa de enfrentar e de esperar.
Não importa quantos argumentos você use, você nunca poderá saber o que vai acontecer se não tentar. 

Tenha coragem, corra, lute. Você pode cair? Sim. Você vai se ferir? Incontavelmente. Mas não deixe que esse conhecimento o impeça de tentar, ninguém jamais conquistou nada escondido no quarto. Ninguém jamais conquistou nada sem dor. Ninguém jamais chegou ao sucesso sem antes aguentar o fracasso. 
O amanhã não pertence a Deus, nem ao destino. Ele pertence a você. 
Algumas coisas exigem que você pense, crie estratégias. Algumas coisas demoram a ser conquistadas, isso pode te desesperar e é natural se sentir assim quando se quer muito. 
Mas saiba que sonhar não é irracional nem infantil. Infantil seria insistir na comodidade e esperar que sua realização caia do céu.

Prepare-se para lidar com qualquer tipo de dor que você possa sentir, aprenda a ter resiliência. 
E daqui a alguns anos, quem sabe, aproveite seu sucesso. E se não o tiver conquistado, mantenha-se em movimento. Não pare.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então, o que achou do post? Gostou? Odiou? Achou uma bosta e tá a fim de me mandar pra puta que pariu, e dizer que eu sou uma escrota? Fala aí!