Críticas #ComoLidar?

23 maio 2015


Não se sabe por que, mas a grande maioria dos adolescentes não sabe lidar muito bem com críticas. Alguns passam dos vinte e continuam não sabendo. Alguns passam dos 40 e continuam não sabendo. Alguns morrem sem saber.
Mas qual é a dificuldade, afinal? Não dá pra mudar a cada palpite que se recebe, mas também não dá para usar diariamente uma armadura de ignorância e orggulho, recusando qualquer correção. 
O que se deve ouvir e o que se deve ignorar? Eis a questão. Vamos solucionar agora?

"Você feia(o), e seu blog também é!"
Acho que quase todo(a) blogueiro(a) já recebeu pelo menos um xingamento como esse, não é (tá, geralmente é pior, hahaha)? Muitas vezes em anônimo. Eu mesma já recebi exatamente essa mensagem, então se você receber, faça como eu fiz: ignore e finja que não exista. Afinal, se não gostou, o que está fazendo aqui ainda? shuashuashuashua

"Olha, você é bem inteligente, porém anda se atrasando muito de uns tempos pra cá..."
Criticado no trabalho. Quem nunca? Ninguém é perfeito, todo mundo erra de vez em quando. Não aja na defensiva xingando quem te criticou, apenas assuma que estava errado e tente fazer o certo na próxima vez, seja o que for. Isso não faz de você um "trouxa submisso", faz de você uma pessoa madura, que está sempre disposta a evoluir e reconhecer que talvez não seja tão madura assim (ficou confuso, eu sei, mas deu pra entender, né?). E não, não precisa tranformar cada erro cometido em uma crise existencial. Como já foi dito: todo mundo erra.

"Ah, por que você cortou o cabelo? Ele era tão bonito antes..."
Gente intrometida irrita, eu sei, mas se você gosta da sua aparência do jeito que está, não há razão para mudar nada. Dependendo da situação e do tom de voz da pessoa, você escolhe entre argumentar calmamente ou mandar o indivíduo introduzir uma rosa cheia de espinhos no orifício anal corrugado.

"VOCÊ É RETARDADO, POR ACASO? JÁ É A MILÉSIMA VEZ QUE EU TENTO TE EXPLICAR O JEITO CERTO DE ARRUMAR ESSES RELATÓRIOS, ESQUECEU DE TOMAR TEU REMÉDIO HOJE?"
Calma, shuashuashua. Primeiramente respire fundo e imagine que o ser está sendo atropelado por um caminhão de lixo... ok, não. Agora vou falar sério e repetir: calma. Novamente, ser xingado no trabalho é normal e todos temos que engolir sapos de vez em quando, apenas tente tirar proveito de qualquer situação ruim e você vai se dar bem. Talvez não de imediato, mas futuramente, quem sabe?  Toda situação é um aprendizado.

"Olha, eu li seu texto sobre socialismo. Pra falar a verdade, é no comunismo em que as pessoas não podem se manifestar. No socialismo a democracia permanece"
Ser corrigido pode ser um verdadeiro soco no estômago pra quem é orgulhoso ou desesperado pelo pódio de dono da razão. Nem sempre você vai estar certo em tudo o que fala ou escreve, basta aceitar as correções com calma e levar isso como aprendizado (não importa o quanto a pessoa possa estar te irritando com um certo tom de superioridade, sentindo-se triunfante). Ah: o que eu disse sobre socialismo foi só pra exemplificar mas é verídico, ok? Pode pesquisar u.u

"Eu realmente amo seu blog, mas a fonte é pequena e eu uso óculos. Não consigo ler direito..."
Compra outro, ué! u.u Brincadeira, shuashuashua. Essa é para os blogueiros, vamos combinar que se você usa uma fonte no tamanho 10 nem mesmo você vai conseguir ler os próprios posts, né? Tome cuidado com essas coisas, se seu blog demora pra carregar, por exemplo, talvez você nem receba críticas. Não carregou o botão de "postar este comentário" mesmo! u.u


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então, o que achou do post? Gostou? Odiou? Achou uma bosta e tá a fim de me mandar pra puta que pariu, e dizer que eu sou uma escrota? Fala aí!