Qual a importância de estudar Humanas?

29 agosto 2015


Quem nunca deu uma olhadinha nos tweets alheios antes de se pronunciar e se deparou com piadinhas como essa?


Obs: Eu estava dizendo que apesar de eu ser de humanas, acabo rindo das piadas.

Inevitavelmente acabamos rindo disso, mas o pessoal de humanas vem sendo muito subestimado.
Talvez porque o pessoal de exatas já foi tão humilhado por ser "nerd" e entender o mais difícil que acabou optando por reverter a situação e tacar-lhe o Bullying reverso. Tipo: "Parece que o mundo dá voltas, né, queridinha?"

Porém, apesar de não parecer tão difícil quanto calcular o seno, o cosseno e a tangente de sei lá qual triângulo invertido, a área de humanas também possui sua importância.
Ela agrega história, sociologia, geografia e filosofia. A política está incluída na história, geografia e sociologia.
Entendam que essas matérias são importantes se você quiser ao menos saber votar: você tem que saber quais funções pertencem a cada cargo político. E tem que saber também qual partido é o menos pior (porque partido bom só se fizer uma limpa naquele bando de salafrários e começar do zero, né?).

É importante saber como chegamos até aqui, para podermos melhorar nossos argumentos na hora de protestar (e para que ninguém implore por uma intervenção militar). Precisamos saber a diferença entre socialismo e comunismo. Precisamos saber porque seria prejudicial nos "livrarmos" do capitalismo. Precisamos saber de onde vêm a política do pão e circo e a xenofobia. Precisamos saber quão essencial é o feminismo. Precisamos saber quanto do nosso dinheiro é desperdiçado e o quanto o país estaria desenvolvido se nossos impostos fossem aplicados pelo bem da população.
Apesar de terem várias pessoas protestando e abrindo os olhos para a realidade de nosso país, ainda existem muitos que estão acomodados graças à manipulação de certos políticos corruptos.

A área de exatas nos responde quanto. A de humanas nos responde quem, como, quando e onde.
Precisamos de todas essas informações porque sem elas ninguém estaria nas ruas protestando por um país melhor.
Estariam todos em casa rindo do Zorra Total (se é que alguém ri daquela merda) e esquecendo o dever de casa pela enésima vez no ano.

O Brasil pode não estar nem perto dos 60%, mas se não fosse pelo conhecimento que a área de humanas nos fornece, não estaríamos aqui. E eu não estaria escrevendo este texto porque como mulher, eu não teria o direito de questionar nada disso.

2 comentários:

  1. HAHAHA ADOREI!
    Sou de humanas e sempre "sofro" essas piadinhas. Mas é legal, desde que não ofensiva.
    A mais recorrente é: aí miga, já fez suas miçangas hoje? haha

    www.galeriadasideias.com.br

    ResponderExcluir

E então, o que achou do post? Gostou? Odiou? Achou uma bosta e tá a fim de me mandar pra puta que pariu, e dizer que eu sou uma escrota? Fala aí!